Pular para o conteúdo principal

Meu cacho, minha história

Hoje, vamos conhecer Bruna Boeira, uma mulher negra que não nega suas raízes e seu gingado cheia de tracejos; então, meninas, vamos conhecer sua história!!

Foto atual

"Passar pela transição não é só abandonar chapinhas e progressivas é aceitar sua identidade afro, é conhecer-se sem ter como guia os padrões de beleza que a sociedade impõe. " Bruna Boeira




Oi,
Primeiro quero agradecer a oportunidade de poder compartilhar minha história com outras meninas; iniciativas como essa são muito importantes ora construção da nossa identidade quanto mulher negra em uma sociedade que pouco nos valoriza.
Bom, vamis lá. 
Cabelo com química
Desde minha adolescência faço química de transformação nos cabelos. Comecei com relaxamento pra 'domar' o volume e depois de algum tempo passei para o hena, sem dúvida um dos processos que mais danificou meu fio. Sempre dizia pra mim mesma e para os outros que meu cabelo não combinava comigo, via as outras meninas na escola com cabelos lisos enormes e queria que o meu fosse assim.
Antes da química
Queria que o cabelo fosse como o da minha mãe, liso escorrido e sem volume. Depois que descobri a chapinha e progressiva não parei mais. Fazia progressiva a cada três meses e Deus o livre ver um dedo de raiz, era o fim do mundo.
Mas isso mudou em 2015, depois de fazer duas definitivas em um curto espaço de tempo tive um corte químico. Acho que demorei um mês até perceber, mas quando percebi foi aquele chororô. Meu cabelo estava horrível, com diversas mechas literalmente partidas.
Transição com braids
Foi aí que decidi dar um tempo na química e fazer tratamentos, caseiros mesmo, pra recuperar os fios. Corri para o Google e YouTube em busca de receitas, então procurando por reconstrução capilar encontrei vários canais de cacheadas.
E isso sem dúvida foi muito importante, ver que aquelas meninas não tinham medo de ser exatamente como eram de verdade e que não estavam nem aí pra opinião alheia.
Então em maio/junho de 2015 decidi entrar em transição capilar, foram momentos difíceis de autoestima baixa, me achando veia, mas com o tempo eu percebi que tudo que eu estava passando não tinha só a ver com assumir meu cabelo natural, era muito mais que isso, era aceitação. 
Cabelo texturizado
Passar pela transição não é só abandonar chapinhas e progressivas é aceitar sua identidade afro, é conhecer-se sem ter como guia os padrões de beleza que a sociedade impõe.
Hoje eu sei, e ainda estou descobrindo minha identidade quanto mulher negra, hoje eu sei que meu cabelo volumoso e rebelde é lindo e expressa exatamente quem sou.
E não é uma sociedade preconceituosa que vai me dizer que ele é feio ou ruim, feias e ruins são as pessoas que nos pitaram a vida inteira que cabelo bonito é só o liso e arrumadinho.
Hoje, eu me envergonho do tempo que eu tinha vergonha do cabelo. Mas eu sei que é lindo exatamente da forma que é. 
Então a mensagem que eu gostaria de deixar para as meninas e meninos que estão passando pela transição ou pretendem passar por ela é, faça isso por você, para que possa se libertar e ser quem realmente é e deve ser. Não faça isso pra ser igual a garota das mídias sociais. 
Não saia de uma ditadura pra entrar em outra. Passe pela transição pra se conhecer, conhecer sua identidade suas raízes, não faça isso pra ter uma cabelo cacheado extremamente definido.
Passar pela transição é assumir quem se é, é assumir seu cabelo NATURAL, seja ele cacheado, crespo, com frizz, não importa. 
Tenha em mente que tudo vai valer a pena e que cabelo bonito é o seu.
Pós BC
É isso, obrigada!

Quer contar como foi ou está sendo sua transição manda um email pra Flor de Cacho, ficarei muitíssimo feliz em receber sua história, ajude outros que estejam passando pelo mesmo processo que você.
Beijos Aline Rocha
Email: flordecacho1@gmail.com

Comentários

Deixe seu comentário

Pintrest

Mais lidas

SALÃO ESPECIALIZADO EM CACHOS - CE

SALÃO E CABELEIREIRO   ESPECIALIZADO EM CACHOS Olá cheirosas, olha o tema bombástico por aqui! Sim, amigaaa, salão especializado em cachos em Fortaleza-ce. Já havia comentado no post passado que os produtos para cabelos cacheados liberados estão crescendo e a grande notícia é que os salões para cacheadas também! Enfim, meninas,sabe aquele salão que te deixa a vontade e não quer mais sair, pois é, uma palavra que resume esse local é aconchego, porque o ambiente é pura energia! A Blend Kashos é um salão especializado em cachos e a sua essência traz uma verdade que eu particularmente apoio pacas é: ser cacheada de verdade independentemente do tipo de cacho, ondulado ou Afro. O salão visa a valorização do cabelo cacheado, aquele que cuidado é sinônimo de qualidade, mas sem nóia, sem aquela obrigação de cachos perfeitos, sem frizz, sem o estereótipo de que cabelo angelical é o melhor. Na Blend você vê todas trabalhando com vivacidade, com verdade e dedicação. ...

Salão e Cabeleireiro especializados em cachos

Oieee, minhas flores, tudo bem com vocês?? Comigo tá tudo a mil de bom!! Hoje estou inaugurando o primeiro post sobre o assunto salões e cabeleireiros, esse já era um assunto que queria discorrer faz tempo e só agora saiu do papel, rsrsrss!! Espero que gostem. O post é um pouco diferente do habitual, vim falar de um salão supimpa que tive a oportunidade de conhecer juntamente com a dona do salão, Marlene Mello, que é especialista em cachos. O encontro foi no dia meu primeiro contato pessoal com a cabeleireira, Marlene, após quase um ano de conversa por meio das redes sociais. Marlene Mello em especialização com, Denis da Silva, um dos criadores da Deva Curl.

RESENHA MAKE CURL AMÁVIA

Olá cheirosas tudo bem? Espero que sim! Não esquece que tá rolando dois sorteios no instagram em comemoração de 2 anos do Blog que vos fala!  Hoje, tem mais uma resenha, supimpa... Foi um dos recebidos mais tops que já recebi <3  a linha de cachos make curl, Amávia. Vamos lá conhecer esses produtinhos? Recebi a linha semanas antes da minha viagem para o Rio, Não deu outra né, fui com a mala uns quilinhos mais pesada, mas tinha certeza que valeria apena e VALEU!!  Já em solo carioca me esbaldei nas delícias desses produtos e ainda continuo aproveitando cada gota deles! A linha Make Curl foi desenvolvida para aquelas cacheadas super antenadas do momento, aquelas que tá por dentro do que é bom que hidrata de dentro para fora e não agride o meio ambiente, para ser sincera não posso dizer que é barata, masss é boa amiga e é liberada. Conversando, recentemente, com uma cabeleireira cheguei a conclusão que de uns tempos pra cá tem surgido bastante prod...

QUANTO TEMPO

Olá cheirosas, quanto tempo não é mesmo? Tive vários contratempos desde a minha ultima postagem como a faculdade, o temido Tcc, trabalho, saída do trabalho, perda do computador, por bastante tempo, e outros que não posso pontuar aqui, mas esse último contratempo que irei contar foi o mais dramático. Confesso que abandonei as páginas desse link porque a interação no instagram era mais fácil e mais interativo com o tempo de resposta mais ativo. No entanto, todas as mídias ainda que com pouco espaço e interação é importante, hoje eu sei mais do que nunca. Enfim, a noticia! Agora. Em dezembro de 2019 perdi minha conta do instagram com seus mais de 14 mil seguidores... enfim acabei perdendo o contato de várias pessoas que ao longo de 4 anos cultivei e conquistei intensamente. Para falar a verdade essa vida virtual não é fácil e ser dona de casa, esposa, estudante e trabalhadora não tem sido tarefas fáceis de administrar, mas posso dizer com convicção que nasci para comunicação, gos...

App da garota cacheada

Olá minhas flores, Hoje senti vontade de falar sobre app que podem ser úteis para as meninas adeptas ao No ou low poo e, também, para aquelas que acham que a técnica só iria dar trabalho, pois não teriam tanto tempo para aprender inúmeros componentes químicos liberados e não liberados, bem ninguém é maquina para decorar tudo, por isso já existe dois aplicativos no Google play para nos ajudar nessa difícil tarefa; mas falo, também, que devemos aprender o básico; a gente acaba decorando muitos componentes, rsrsrsrs. Bjs meninas espero tê-las ajudado.  App Low e No Poo Iniciantes:   Play store: Google imagem do play store

Resenha Skafe kero kachos

Olá minhas flores, hoje eu trouxe dois produtos bem legais para vocês conhecerem e o melhor são produtos de baixo custo e cumprem com o que prometem. Vamos lá conhecê-los?